Quem me conhece sabe que eu sou apaixonado por desenvolvimento pessoal. Sigo uma série de palestrantes, esportistas e empresários nas redes sociais para saber um pouco mais sobre como é possível gerar comportamentos de alta performance. Um dos temas recorrentes é sobre a sua zona de conforto. Vejo muita gente falando que nenhum crescimento pessoal se dá na faixa do conforto, que é preciso se desafiar, se esforçar para sair da zona de conforto, ou então estaremos fadados ao fracasso.
Esta mentalidade sempre me pareceu um pouco exagerada pois estudamos no DeRose Method elementos que nos promovem conforto. A evolução através do prazer e do contentamento é estimulada dentro do nosso sistema. Será então que estes palestrantes estão errados?
Na cultura ocidental parece ser impossível evoluir por prazer. Toda transformação é proposta apenas no contexto da dor e do desconforto. Quem é que nunca ouviu nas academias a frase no pain no gain? Este conceito se apresenta na proposta: saia da sua zona de conforto com o mesmo sentimento: sem dor, não há resultado.
No DeRose Method a evolução se dá através do prazer. Não nos parece necessário sofrer para evoluir. Com certeza é possível conquistar grandes resultados dentro dos seus limites de conforto. Minha proposta então é: Amplie sua zona de conforto! Gradualmente, constantemente, diariamente crie pequenos desafios para que, através do conforto e do contentamente você possa atingir as suas metas. Assim, a sua evolução será constante, e não por espasmos. O ser humano vive para fugir da dor e para se aproximar do prazer. Propor a evolução pelo prazer é propor uma abordagem consistente e duradoura.
Boas práticas!
Blog original: Vernon Maraschin